Síndrome da pressa: será que você tem?

Síndrome da pressa 

A pressa é um comportamento característico da sociedade em que vivemos. Uma sociedade pautada pelo imediatismo, onde grande parte das pessoas correm contra o tempo para conseguir desempenhar as demandas do dia a dia, cumprir prazos e horários e isso, muitas vezes, conciliando carreira e família.

Atualmente, a síndrome da pressa atinge cerca de 30% da população brasileira, mas a pesquisa realizada pelo International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR) constatou que somente 8% admitem sofrer o transtorno, que é caracterizado por uma série de comportamentos que prejudica a saúde e diminui a qualidade de vida da pessoa.

E como tudo é para ontem, o indivíduo esquece de prestar atenção nos sinais que o corpo emite ao receber tamanho grau de estresse. O alerta pode chegar por meio da tensão, ansiedade, impaciência, hostilidade, sono agitado, problemas de memória, acompanhado de comportamentos em que o indivíduo olha constantemente no relógio, passa a não tolerar atrasos, valoriza quantidade e não qualidade e interrompe a fala de terceiros.

Além desses sintomas, quem possui o transtorno ou encontra-se em um nível elevado de estresse tem maior chance de desenvolver problemas gástricos, cardíacos e cefaléia tensional (dores de cabeça), devido as altas doses de adrenalina que o corpo produz a fim de reagir ao estado de alerta constante no qual está vivendo.

Caso você desconfie que esteja passando pelo mesmo problema, procure a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para realizar o tratamento. Sessões de Massoterapia também contribuem para desacelerar o organismo, diminuindo progressivamente os níveis de adrenalina e o enrijecimento muscular. A técnica utilizada em partes específicas do corpo, como a cabeça, acalma e ajuda a organizar os pensamentos e o paciente que se encontrava disperso recupera a atenção e a serenidade mental. A Acupuntura Tradicional Chinesa trabalhará os canais energéticos restaurando o fluxo dos Meridianos. Segundo a Lei dos 5 movimentos, na Síndrome da Pressa quando o elemento Fogo esta alto, a pessoa apresenta atitudes frias e insensíveis. Madeira em excesso, voz agressiva e autorirária. Terra em desequilíbrio, preocupação exageradas. Metal demonstra muita ansiedade e desejo de antecipar o futuro. Já na Água, domina o temor real e ilusório. Acupontos como o Yintang, VG20(Baihui), F3(Taichong), VC17(Dazhong), entre outros podem ser utilizados na Regulação Energética em um tratamento por Acupuntura.

Algumas dicas também podem ajudar a fugir desse transtorno, são elas:

– Não leve trabalho para casa;

– Não faça hora extra;

– Em determinado horário do dia, tire o relógio do pulso;

– Separe um tempo, uma hora que seja para “não fazer nada”;

– Saia da rotina e faça algo inusitado, como acampar, tomar banho nu, entre outras coisas.

Agora, faça o teste e descubra se você tem pré-disposição a ter a síndrome da pressa.
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/11/faca-o-teste-e-descubra-se-voce-possui-pre-disposicao-ter-sindrome-da-pressa.html

Por Toshiro Hishinuma

3 comentários sobre “Síndrome da pressa: será que você tem?

Deixe um comentário